A UNAMA – Universidade da Amazônia recebeu, no último sábado (13), os alunos que competiram nos Jogos Universitários Paraense e Brasileiro para a cerimônia de entrega dos troféus em homenagem à atuação dos atletas da Instituição de Ensino Superior.

Em 2025, as equipes desportivas da universidade conquistaram 26 medalhas no JUBs, sendo 11 medalhas de ouro, 11 de prata e 4 de bronze, em modalidades como natação, jiu-jitsu, handebol, voleibol, futsal, basquete, karatê e judô. Além disso, a UNAMA, que tem apoiado e investido na carreira dos alunos, ganhou seis títulos de campeã e dois de vice-campeã no JUPs.

A Universidade da Amazônia é campeã geral dos JUPs e pela primeira vez está liderando o ranking nacional de melhores Instituições de Ensino Superior na região Norte do país, estabelecido pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU).

O coordenador de Esportes da UNAMA, Denilson Palheta, afirmou que a cerimônia representou uma celebração e falou sobre o retorno dos atletas à instituição, além dos resultados obtidos pelos alunos durante o ano. “Então hoje, a UNAMA está entre as 10 melhores universidades do país que fomentam o desporto universitário”, destacou.

A reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, ressaltou que a universidade faz parte, atualmente, da elite do esporte universitário brasileiro. “Isso graças ao empenho dos nossos alunos que são atletas, dos diversos cursos, desenvolvendo as disciplinas, estratégias e organizando o esporte como mote principal da sua vida, mas também não descuidando do estudo”, acrescentou.

Acompanhe a matéria UNAMA sobre a premiação na íntegra e veja os depoimentos dos alunos:

Por Isabella Cordeiro