Foto: Erick Dias

A UNAMA – Universidade da Amazônia, por meio do curso de Moda e com apoio da Rede Andorinhas, está desenvolvendo uma parceria com a Justa Trama, empresa que confecciona produtos à base de algodão agroecológico, para a criação de uma coleção pensada na região amazônica.

A empreendedora Nelsa Nespolo, presidente do maior complexo cooperativo de Economia Solidária da América Latina, está à frente da marca e conta que eles realizam todo o processo do plantio – além de não utilizarem veneno – vinculado a plantios de outros estados do Brasil, como Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rondônia.

Nelsa explica que a produção busca a geração de renda de forma justa, bem como a inclusão da preservação do meio ambiente nesse processo. “E a parceria exatamente aqui com o Pará, com Belém, com a UNAMA, ela vem a partir da gente poder ter um espaço onde essas peças fossem comercializadas, que é na rede Andorinhas”, diz.

Ela relata que começaram, então, a desenvolver a ideia de uma coleção que expressasse mais a cultura da Amazônia. Embora ainda não tenham um escopo do que vem pela frente, a decisão de seguir com esse projeto já foi tomada.

“Acho que vai ser algo muito bacana que a gente vai fazer, porque é mostrar toda essa rede e que leva em conta essa diversidade de culturas, de realidades, que esse ‘Brasilzão’ imenso tem”, acrescentou.

Nelsa também revela a emoção e o orgulho que sente quando as pessoas usam os produtos da Justa Trama. “É uma sensação incrível, sabe? Por isso que trabalhar com roupa é algo muito legal, porque ela não tem fronteiras. E a gente é muito o que a gente veste”, finalizou.

Ouça a entrevista de Nelsa Nespolo para o Radiojornal 30 Minutos.

Por Isabella Cordeiro