Foto: Divulgação

A imensa contribuição do Mestre Damasceno para a cultura popular é retratada no documentário “Mestre Damasceno – a trajetória de um Afromarajoara”, que será lançado no próximo sábado (3), às 20h, na Orla da Praia Grande, na cidade de Salvaterra, no Marajó, onde ele nasceu e exerceu o saber artístico que conquistou visibilidade nacional.

Dirigido por Guto Nunes, o filme teve direção artística e produção de Damasceno, trazendo arquivos inéditos, depoimentos do mestre e de pessoas ligadas a ele, como o da própria mãe, falecida em 2016.

Damasceno Gregório dos Santos, o Mestre Damasceno, faleceu em agosto de 2025, aos 71 anos. Mestre de carimbó e de toadas, cantor, repentista, fazedor de rimas, poeta e artesão, ele foi o fundador do Búfalo-Bumbá de Salvaterra e do conjunto de carimbó Nativos Marajoara.

O artista carrega mais de 400 composições em seu nome, que atravessam diversos ritmos, como o carimbó, lundu marajoara, xote, vaquejada, chila, samba, valsa e brega, deixando cinco álbuns musicais autorais lançados e a participação em outros dois.

O documentário, que teve um trabalho de pesquisa minucioso, simboliza e encerra uma antiga parceria de Guto Nunes com o mestre em vida. “Foram 20 anos documentando, fotografando, filmando, colocando em circulação, fazendo projetos e produzindo para o Mestre Damasceno”, declarou o cineasta.

A direção artística e a produção ficaram a cargo de Mestre Damasceno, Guto Nunes assinou as imagens, a edição e a produção, enquanto Ana Paula Gaia foi responsável pela produção executiva. A direção de fotografia e as imagens foram de Marcelo Rodrigues, com imagens de drone realizadas por Lucas Vinicius. Rafael Arantes contribuiu com imagens da ImaginaRio e da Grande Rio.

A mixagem de som foi feita por Léo Chermont, a fotografia still por Paulo Cordeiro e a colorização e finalização por Felipe Negidio. A interpretação em Libras ficou sob responsabilidade de Fábia Nascimento, e o design gráfico foi desenvolvido por Norberto Ferreira.

A programação de lançamento do filme terá início às 19h, com uma Mostra Audiovisual de Festas Populares- Edição Mestre Damasceno. A partir das 20h, o Búfalo-Bumbá Segredo das Meninas se apresenta e em seguida, às 21h, o documentário será exibido. Para o encerramento da noite, às 22h, o último show ficará por conta do conjunto Nativos Marajoara.

SERVIÇO
Lançamento do documentário “Mestre Damasceno- a Trajetória de um Afromarajoara”
Dia: sábado, 03 de janeiro de 2026
Local: Quiosques Café Rural e Muiraquitã, na Orla da Praia Grande – Salvaterra/PA
Hora: a partir das 19h, com mostra audiovisual, apresentação do Búfalo-Bumbá, exibição do documentário e apresentação do Nativos Marajoara.
Entrada franca

Por Isabella Cordeiro, com informações da assessoria