A constante renovação das tendências de consumo, marcadas pela demanda por uma alimentação mais saudável e sustentável, estimulou a produção de um análogo a queijo cremoso vegetal e simbiótico. A formulação desenvolvida por pesquisadores da Embrapa mistura Bifidobacterium, gênero das bactérias benéficas, e fibras prebióticas, culminando em uma simbiose capaz de favorecer a saúde intestinal e fortalecer a imunidade.
O novo produto utiliza amêndoas de castanha de caju quebradas que, apesar de serem menos valorizadas comercialmente, têm o mesmo valor nutricional das amêndoas inteiras, além de representar uma vantagem industrial, uma vez que os pesquisadores agregam valor a um coproduto do beneficiamento e ampliam alternativas para uma cadeia produtiva estratégica do Nordeste.
“Buscamos desenvolver uma alternativa vegetal saudável, com propriedades funcionais reais e que pudesse atender tanto consumidores que evitam lácteos por opção quanto aqueles com restrições como intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite”, explica a pesquisadora Selene Benevides, da Embrapa Agroindústria Tropical (CE), responsável pelo projeto de desenvolvimento do análogo a queijo.
Após testes laboratoriais, o análogo a queijo simbiótico passou pelo aumento da escala de produção e validação industrial em indústria de produtos formulados exclusivamente com ingredientes de origem vegetal. Em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), serão realizados ensaios clínicos com seres humanos para avaliar a funcionalidade do produto.
A inovação, de acordo com o pesquisador Nédio Jair Wurlitzer, que atua no Laboratório de Processos Agroindustriais da Embrapa Agroindústria Tropical, representa uma resposta aos hábitos alimentares e novas orientações de consumo. Para ele, além da nutrição, o consumidor está atrás de produtos que ofereçam benefícios reais à saúde.
Socorro Bastos, pesquisadora e responsável pela busca de alinhamento dos projetos ao comportamento do consumidor, explica que empresas e centros de pesquisa avaliam tendências como público vegano (e outras variações), a preocupação com o bem-estar animal e o impacto ambiental.
Por Isabella Cordeiro