A riqueza e imensidão da floresta amazônica estão ilustradas como tema central da exposição “Presenças na Amazônia: um diário visual de Bob Wolfenson”, promovida pela Vale. A celebração da cultura paraense e do bioma amazônico faz parte da mostra que ocorre até o dia 10 de fevereiro, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
A exposição é uma continuidade da jornada materializada na websérie “Amazônia: Juntos Fazemos a Diferença”, produzida pelo fotógrafo renomado Bob Wolfenson, em parceria com um dos maiores nomes da cultura paraense, a cantora Gaby Amarantos, estabelecendo uma conexão entre a mostra com o Pará.
Organizada em três eixos – A floresta, Presenças e Luz Mágica –, as fotos exibidas mostram o interior, as histórias e comunidades da Amazônia, em uma narrativa que explora a convivência entre a população e a floresta.
Em uma imersão sensorial, os visitantes poderão ouvir sons originais da mata paraense, captados na Floresta Nacional de Carajás, em um estudo do Instituto Tecnológico Vale (ITV) que reuniu mais de 16 mil minutos de áudios da biodiversidade local.
A programação educativa da mostra também busca enaltecer as tradições paraenses. O público poderá participar de oficinas e atividades gratuitas que incluem aula de dança de carimbó, pintura de brinquedos de miriti e o banho de cheiro, elementos ricos que expressam a cultura popular do Estado.
Além disso, a exposição também garante acessibilidade e inclusão, exibindo obras táteis, dispositivos sonoros e olfativos, mediações, audiodescrição, interpretação em Libras e atividades adaptadas.
Bob Wolfenson, que possui mais de 50 anos de carreira, afirma que registrar a Amazônia foi uma experiência transformadora e que estar diante da natureza, além de encontrar pessoas que se esforçam para mantê-la em pé, trouxe a ele uma nova perspectiva.
“Levar essas imagens para o Museu do Amanhã, com o patrocínio da Vale, é muito significativo: é uma forma de ampliar esse diálogo e mostrar que preservar a floresta é também preservar histórias, culturas e futuros”, comenta o fotógrafo.
Saiba mais sobre a exposição:
https://museudoamanha.org.br/exposicoes/2027/presencas-na-amazonia-um-diario-visual-de-bob-wolfenson
Por Isabella Cordeiro