Foto: Quezia Dias

Após a graduação no ensino superior, grande parte dos novos profissionais busca se especializar e aprimorar o currículo para se destacar no mercado de trabalho. A UNAMA – Universidade da Amazônia oferece diversos programas de pós-graduação, com o objetivo de permanecer qualificando e preparando os alunos para atender às demandas da sociedade.

Em entrevista ao Radiojornal 30 Minutos, o professor Leonardo Bello, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (PPMDU) da UNAMA, explica que o programa integra a área de Planejamento Urbano e Regional da CAPES, buscando formar profissionais para atuarem no ensino, pesquisa e extensão a partir de aspectos físico-territoriais, socioeconômicos, políticos e culturais, ligados à Amazônia.

Leonardo também informa o que é necessário para participar do processo seletivo do PPMDU. “Podem participar do processo seletivo de mestrado todos os profissionais que tenham graduação concluída. Não há necessidade de ter especialização; já para o doutorado, há a necessidade de que o candidato tenha finalizado um mestrado anteriormente”, destaca.

O professor reforça que o programa recebe profissionais de diversas áreas como Direito, Engenharia, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Administração, Biologia, entre outras.

Recentemente, a CAPES realizou a avaliação do desempenho dos programas de pós-graduação nos últimos quatro anos. “Nós tivemos uma avaliação muito boa no último quadriênio e mantivemos a nota 4. Essa foi a primeira avaliação completa que a CAPES fez e nós avançamos muito nos itens requeridos pela CAPES”, comentou Leonardo.

Ouça a entrevista completa para o Radiojornal 30 Minutos:

Acesse a página do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano da UNAMA: https://mestrado-doutorado.unama.br/curso/desenvolvimento-e-meio-ambiente-urbano-mestrado

Por Isabella Cordeiro