O II Ecocine – Festival de Curtas-Metragens, desenvolvido pelo Coletivo Vozes da Juventude, ocorre nesta sexta-feira (19), das 14h às 18h, na Estação Cultural de Icoaraci, em Belém. O festival também realizará a premiação de curtas, além de promover workshops de audiovisual gratuitos.
A segunda edição do festival homenageia o Mestre Lourival Igarapé, referência do carimbó no Pará que faleceu em agosto deste ano, aos 74 anos. O cantor, instrumentalista e compositor dedicou sua carreira à produção musical, desenvolvendo projetos pedagógicos e realizando apresentações para fortalecer a cultura regional.
O II Ecocine integra o projeto “Amazônia em Foco: Vozes e Olhares da Resistência”, contemplado pelo Edital Nacional Aldir Blanc (PNAB) 005/25 – Audiovisual de Circulação, e busca reunir jovens, artistas e pesquisadores para celebrar o cinema produzido na Amazônia, além de estimular o diálogo sobre sustentabilidade, identidade e cultura amazônica.
A primeira edição, realizada em dezembro do ano passado, ocorreu no Cine Líbero Luxardo, em Belém, e exibiu curtas de até cinco minutos produzidos em oficinas de audiovisual. Este ano, além das premiações e workshops, a agenda cultural do evento também conta com diversas apresentações artísticas.
Farão parte da programação a cena teatral “O Ritual”, do Coletivo I.A; o espetáculo de palhaçaria “A Máquina dos Ventos”, do Laboratório de Cenas Cômicas (LabCC); e o show musical com Mestre Nego Ray, apresentando o Carimbó de Icoaraci.
SERVIÇO
II Ecocine – Festival de Curtas-Metragens
Data: 19 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 14h às 18h
Local: Estação Cultural de Icoaraci (Rua Padre Júlio Maria, 937-995 – Cruzeiro, Icoaraci)
Inscrições para os workshops: https://forms.gle/63M5gsDPkgAaH2XE
Por Isabella Cordeiro