Foi encerrada na última sexta-feira (07), em Belém, a Cúpula dos Líderes, evento que marca o início da agenda oficial da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) e que reuniu mais de 40 chefes de Estado e de governo, além de representantes de organizações internacionais e lideranças globais.
A equipe de jornalismo da Rádio Unama FM esteve presente durante a cúpula e na abertura da chamada pré-COP, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou a importância simbólica e estratégica da conferência ser realizada no coração da Amazônia – um dos focos principais das discussões e negociações que serão realizadas nas próximas semanas.
A COP30 começa oficialmente hoje (10) e segue até a próxima sexta-feira (21), com a presença de cerca de 160 delegações que buscam firmar compromissos em torno de temas como transição energética, justiça climática e financiamento para países em desenvolvimento.
Além de autoridades e lideranças do mundo todo, a conferência mobiliza empresas e a sociedade civil para a criação e o desenvolvimento de soluções para a emergência da crise do clima. Os resultados esperados da cúpula envolvem o avanço das metas climáticas (NDCs) e a garantia de recursos que possibilitem a mitigação de emissões de gases poluentes e adaptação às mudanças climáticas.


Blue Zone, Green Zone e Free Zone: entenda a diferença
A cúpula do clima, realizada pela primeira vez em meio à floresta amazônica, está dividida em diferentes espaços para debates e painéis sobre o clima, cada uma com públicos e propósitos distintos.
A Blue Zone (Zona Azul), instalada no Parque da Cidade, em Belém, é onde as discussões diplomáticas e negociações oficiais ocorrem. O acesso é restrito e apenas as delegações, chefes de Estado, observadores e a imprensa credenciada podem entrar e participar das reuniões.
A Green Zone (Zona Verde) está destinada à inclusão e participação da sociedade civil, empresas e ONGs. O espaço é aberto ao público, também localizado no Parque da Cidade, e onde serão promovidas palestras, feiras, exposições e apresentações culturais, além de debates sobre o meio ambiente e sustentabilidade.
Já a Free Zone é uma área voltada para o público jovem e acompanha a programação oficial da COP30, seguindo até o último dia da conferência. Localizado na Praça da Bandeira, no bairro da Campina, o espaço também promove rodas de conversa e manifestações culturais pensadas no protagonismo da juventude amazônida, por meio da ciência, da sustentabilidade e da arte.
Por Isabella Cordeiro