O município de Altamira se prepara para receber mais uma edição do Festival Canção da Transamazônica (Fecant) nos dias 27, 28 e 29 de novembro, na Concha Acústica. Mais de R$ 43 mil serão distribuídos em prêmios aos primeiros colocados das etapas Kids, Regional e Nacional.
Serão realizados oficinas e saraus nos dias 23 e 26, Feira Indígena de Economia Criativa e shows gratuitos com artistas convidados, como Arthur Nogueira, AQNO e Reggaetown. Para encerrar o evento, a cantora Dona Onete sobe ao palco para se apresentar como atração principal.
O festival impulsiona a produção musical da região do Xingu, além de promover o intercâmbio entre artistas, estimular a economia local e realizar ações sociais, como atividades de preparação à participação de crianças e adolescentes, que ocorrerão no campus da UFPA e na Casa de Cultura, nos dias 23 e 26.
Além disso, a Feira Indígena de Economia Criativa, com representantes de 11 etnias do Xingu, volta ao local do evento para a venda de artesanato e pinturas corporais. As três noites do festival serão abertas com apresentação musical dos indígenas, sempre a partir das 20h.
Patrocínio e realização
O XI Fecant tem o patrocínio da Norte Energia; Banco da Amazônia; Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp); Lei Semear, Fundação Cultural do Pará (FC), Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo e governo do estado do Pará; Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Ministério da Cultura e governo federal.
Apoios da Prefeitura Municipal de Altamira, deputado estadual Eraldo Pimenta, deputado estadual Chicão, vereadora de Belém Marinor Brito, Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo, governo do Pará.
O Fecant é realizado pelo Instituto Ararajuba, organização sem fins lucrativos presidida por Joelma Klaudia, sendo o maior festival de canções originais do estado, contemplado no TOP 10 dos Melhores Festivais Lusófonos e Hispânicos e reconhecido como patrimônio cultural e imaterial do Pará.
Serviço:
XI Festival Canção da Transamazônica
Saraus e oficinas nos dias 23 e 26/11, no campus da UFPA e na Casa de Cultura
Competição, shows gratuitos e Feira Indígena nos dias 27, 28 e 29/11, a partir das 20h, na Concha Acústica
Com informações da Assessoria de Imprensa