A grande final do 19º Festival Osga foi realizada na última sexta-feira (28), com transmissão ao vivo na SER Play para todo o Brasil. Durante a premiação, foram anunciados os ganhadores nas 4 categorias do Osga e o projeto vencedor do Osga na Escola.
O tema que norteou as produções deste ano foi “COP 30 e o Brasil que inova: Conhecimento e soluções para um planeta sustentável”, em alusão à conferência da ONU sobre o clima, realizada em Belém.
Na categoria de Minidocumentário, quem levou a melhor foi o vídeo Desenvolvimento e Tradição, da equipe do Hugo Rocha de Sant’anna, da UNINASSAU Natal. Na categoria Curta de Ficção, o projeto vencedor foi Colapso Constitucional, do estudante Erick Patrick dos Santos Rocha, da UNINASSAU Boa Viagem.
Já na categoria Videoclipe, representando a UNAMA Belém, a equipe do Ian Malcher Silva foi a grande vencedora com Olho de Boto. O projeto O choro da terra, da aluna Hefzi Ba Yamara, da Uninorte Centro, ganhou na categoria inédita Vídeo Experimental com IA.
Por fim, o vídeo “Visão do Amanhã”, desenvolvido e apresentado por alunos do ensino médio da E.E.E.F.M. Paulino de Brito, escola parceira da UNAMA de Belém do Pará, foi o grande vencedor da premiação Osga na Escola.
Por Isabella Cordeiro