A banda de rock irlandesa U2 surpreendeu o público e os fãs com o lançamento do EP “Days of Ash”, na última quarta-feira (18). Disponível nas plataformas digitais, esse é o primeiro trabalho do grupo desde 2017 e contém 6 faixas inéditas.
Entre elas, está a primeira música do disco, “American Obituary”, feita em homenagem a Renee Good, mãe de 3 filhos morta por um agente do serviço de imigração dos Estados Unidos (ICE), no início deste ano, em Minneapolis.
“Days of Ash” é apresentado como uma continuidade ao álbum “Songs of Experience”, lançado por U2 em 2017, após a primeira eleição de Donald Trump como presidente dos EUA, envolvendo músicas que abordavam temas como ativismo e tolerância.
O projeto inédito também retrata os conflitos vividos no Irã e na Faixa de Gaza, incluindo “Yours Eternally” – colaboração com o cantor britânico Ed Sheeran e Taras Topolia, músico e soldado ucraniano. Além disso, o EP independente antecipa o próximo álbum do grupo, com lançamento previsto ainda em 2026.
No site oficial do grupo, “Days of Ash” é descrito como “uma resposta imediata aos eventos atuais e inspirado pelas muitas pessoas extraordinárias e corajosas que lutam nas linhas de frente da liberdade”.
Por Isabella Cordeiro