Mulheres em situação de vulnerabilidade social em Belém podem contar com um acesso mais ágil aos absorventes gratuitos. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital agora imprimem autorizações que permitem a retirada do produto em qualquer farmácia credenciada ao Programa Farmácia Popular do Brasil.
A medida tem como objetivo ampliar o acesso ao benefício de forma integrada ao atendimento de rotina nas UBSs, fortalecendo o cuidado com a saúde menstrual. Podem participar do programa mulheres que se enquadram nos critérios de vulnerabilidade social estabelecidos pelo Farmácia Popular.
Para ter acesso ao benefício, é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Após o atendimento, a UBS emite uma autorização que deve ser apresentada junto a um documento de identificação em uma farmácia credenciada, onde os absorventes podem ser retirados gratuitamente.
A iniciativa busca garantir dignidade menstrual e reduzir as dificuldades enfrentadas por mulheres que não têm condições de arcar com a compra regular do produto.
Por Rebeca Costa para o Radiojornal 30 Minutos