“O Agente Secreto”, filme de Kléber Mendonça Filho, recebeu quatro indicações ao Oscar 2026, na última quinta-feira (22), em anúncio feito pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
O longa concorre nas categorias de Melhor Seleção de Elenco, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator para a Wagner Moura e Melhor Filme. A cerimônia que premia as melhores produções do universo do cinema ocorrerá no dia 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Além de “O Agente Secreto”, que entrou para a história e igualou o recorde de indicações do filme Cidade de Deus no Oscar 2004, outro brasileiro foi indicado, mas em produção estrangeira – Adolpho Veloso, na categoria de melhor fotografia, pelo filme “Sonhos de Trem”.
Esse é o segundo ano consecutivo em que uma produção brasileira concorre ao prêmio de Melhor Filme, após a indicação de “Ainda Estou Aqui”, estrelado por Fernanda Torres.
Já na categoria de Melhor Filme Internacional, com a indicação de “O Agente Secreto”, essa é a sexta vez que um longa produzido no Brasil está na disputa pela estatueta e o país inteiro segue na torcida.
Por Isabella Cordeiro