Pela primeira vez, a UNAMA – Universidade da Amazônia promove, de 21 a 23 de janeiro, o festival “UNAMA Geek”, em Belém. Apresentações de dança, cosplay, jogos e k-pop fazem parte das atividades, que acontecem no campus Alcindo Cacela. A entrada é aberta ao público e petfriendly.
A cultura geek tem potencial de unir diferentes gerações no mesmo espaço, e esta é a proposta do festival. A iniciativa é realizada em parceria com o grupo Magic Heros. A curadoria foi feita por Jessé Santa Brígida, coordenador dos cursos de Comunicação Social.
De acordo com Jésse Santa Brígida, a cultura geek representa a diversidade da comunicação, linguagem e tecnologia no processo criativo. “As ficções científicas, animações e a cultura pop existem há décadas. Muitas vezes não percebemos, mas a cultura geek permanece atual no cotidiano. Livros, música e filmes compõem o imaginário e contribuem para o desenvolvimento social”, acrescenta.
A entrada é aberta ao público e as credenciais devem ser feitas no hall do campus. É necessário a doação de um livro (por pessoa) como valor simbólico. A arrecadação faz parte do projeto Ser Mais Leitor, que se compromete com o repasse dos exemplares para instituições sociais.
“A doação de livros representa um custo simbólico. Leve exemplares em bom estado, que você gostaria que outras pessoas lessem ou que estejam parados na sua estante. Cada contribuição faz a diferença na vida de uma criança, jovem ou adulto em situação de vulnerabilidade”, conclui.
A 1ª edição do UNAMA Geek conta com 18 espaços experimentais, incluindo karaokê, exposição de action figures, jogos de RPG, troca de cartas e figurinhas colecionáveis, apresentações de robótica e jogos eletrônicos, além de atividades como jogos de dança e arco e flecha.
Para os cinéfilos, a UNAMA preparou sessões de cinema. As obras selecionadas estão entre os clássicos da cultura geek, como produções do Universo Marvel e animações do Studio Ghibli. Após as exibições, o público pode participar do “Debate Geek”, uma roda de conversa realizada no Laboratório de Comunicação (LABCOM).
Além dessas atividades, haverá a oficina de “Automaquiagem de Cosplayer”, promovida pelos cursos de Moda e Estética. Serão ensinadas técnicas artísticas e duradouras para quem se interessa pelo universo do cosplay.
Programação
O primeiro dia do festival, quarta-feira (21), é destinado ao credenciamento do público. Para ter acesso às oficinas, concursos e salas imersivas, o visitante deve garantir sua credencial no hall de entrada, mediante a doação de um livro. A retirada pode ser feita durante os três dias, das 10h às 17h.
Além das salas temáticas, na quinta-feira (22) acontecem os concursos de grupos covers de K-pop e de cosplay. O tutor que levar o pet poderá inscrevê-lo no concurso de cosplay para animais. As inscrições serão encerradas na quarta-feira (21).
Na sexta-feira (23), serão anunciados os vencedores das competições de covers e cosplay. No encerramento, os ganhadores receberão um prêmio surpresa da Universidade. A programação completa do 1º UNAMA Geek está disponível no perfil oficial do Instagram da Instituição (@unama.belem).
Por Quezia Dias/Ascom UNAMA