A Fundação Cultural do Pará (FCP) abriu as portas da sede, localizada em Belém, para uma exposição especial dedicada à cultura japonesa. Promovida em parceria com o Consulado do Japão, a mostra segue até o dia 30 de janeiro, com atividades gratuitas abertas ao público.
Exposição de calendários e bonecas tradicionais japonesas, oficinas de origami, palestra sobre bolsas de estudo no Japão e uma mostra de cinema com produções contemporâneas e clássicas estão entre as atividades realizadas na Biblioteca Pública Arthur Vianna (BPAV) e no Cine Líbero Luxardo.
Logo no primeiro dia da programação, que teve início na segunda-feira (12), os visitantes já circulavam pelo espaço, atraídos pela diversidade cultural evidenciada na mostra.
A exposição de calendários e bonecas japonesas vai até o dia 30 de janeiro na Biblioteca Pública Arthur Vianna, onde também será realizada uma palestra sobre o programa de bolsas de estudo MEXT, para quem deseja em estudar no Japão.
Já os interessados em origami poderão participar de uma oficina no dia 28 de janeiro. As atividades ocorrem das 16 às 17h30, sem necessidade de inscrição prévia.
A Mostra de Cinema Japonês será exibida no Cine Líbero Luxardo, com sessões gratuitas entre os dias 22 e 28 de janeiro. O público poderá assistir a filmes como “O Caminho para a História”, “Aristocrats”, “Oshin”, “Ito”, “Segunda Chance” e “Filho de Peixe”, em diferentes horários ao longo da semana.
Por Isabella Cordeiro