Logo
Logo Rádio

Ao Vivo

Siga-nos

Dia do Cacau celebra a importância do produto para a economia

Segundo dados da Organização Internacional do Cacau (ICCO, na sigla em inglês), o Brasil é o sexto maior produtor de Cacau do mundo

Autor: / Publicado em: terça-feira , 26/03/2024 - 07:02

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram produzidas mais de 273 mil toneladas de cacau no país em 2022. O Dia do Cacau é celebrado nesta terça-feira, 26 de março, e ressalta a importância do fruto, que é a matéria-prima usada para a criação do chocolate. A professora do curso de pós-graduação em Gestão do Conhecimento para o Desenvolvimento Sócio Ambiental, e do curso de Gastronomia da Unama, Luciana Ferreira, comenta que o produto é originário da bacia do Rio Amazonas.

Dados do levantamento sistemático da produção agrícola, feito em parceria com o Sistema de Recuperação Automática e o IBGE, o estado do Pará produziu 145 mil toneladas de cacau na safra 2021/2022. A professora Luciana Ferreira ressalta que além do chocolate, o produto tem sido utilizado para outros fins culinários. A universitária Nayara Akemi acredita na importância do produto para a economia nacional. O Cacau produzido no estado do Pará foi premiado em 2023 no CNA Brasil artesanal e no salão do chocolate de Paris. Confira:


Reportagem de Sinval Farias, Aluno de jornalismo da Unama, com supervisão de Matheus Mascarenhas.


Publicado por redação


Foto: Internet

Comentários