Hoje, 1º de agosto, é comemorado o Dia Mundial da Amamentação, data criada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação, com a finalidade de promover o aleitamento materno e a criação de bancos de leite, garantindo, assim, melhor qualidade de vida para as crianças de todo o mundo
Autor: / Publicado em: quinta-feira , 01/08/2024 - 05:17
A data é comemorada dentro da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre em 120 países anualmente entre os dias 1º e 7 de agosto. De acordo com a professora do curso de Enfermagem da UNAMA Ananindeua, Perla Corrêa, a criança deve ser amamentada com leite materno até os seis anos de idade, e ainda destaca que a amamentação fortalece o sistema imunológico das crianças.
A professora de enfermagem Perla Corrêa enfatiza que os profissionais de saúde são essenciais no processo de amamentação, destacando que as orientações devem começar desde o pré-natal da mãe.
Além de contribuir para o desenvolvimento do vínculo afetivo entre mãe e filho, amamentar gera diversos benefícios para a saúde infantil e materna, entre os quais está a diminuição do risco de ter câncer de mama.
Estudo publicado na revista Cancer Medicine indicou que cada 12 meses de aleitamento materno pode reduzir em 4,3% a possibilidade de desenvolver câncer de mama. Segundo especialistas, no leite materno, a criança encontra não só as substâncias necessárias para a sua nutrição, mas também anticorpos fundamentais para protegê-la no início da vida. Confira:
Reportagem de Pedro Moraes, Aluno de Jornalismo da Unama, com a supervisão de Ronaldo Santos.
Publicado por redação
Foto: Internet
Comentários