Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 3 milhões de pessoas morrem por ano por conta do consumo de álcool e drogas psicoativas
Autor: / Publicado em: quinta-feira , 04/07/2024 - 05:20
De acordo com o documento, a maioria dos óbitos ocorreu entre os homens. Do total de óbitos anuais, cerca de 2 milhões estão relacionados ao consumo de álcool e outros 600 mil, ao uso de drogas psicoativas, que são aquelas que atuam sobre o cérebro e modificam o funcionamento dele.
O professor de Gastronomia e Nutrição da UNAMA, campus Ananindeua, Fábio de Vasconcelos, afirma que o uso do álcool está associado também a uma série de prejuízos neuropsicológicos.
O professor ressalta que o álcool provoca várias alterações metabólicas no organismo, onde o principal órgão afetado com o uso crônico do álcool, é o fígado.
O relatório da OMS também diz que em todas as mortes atribuíveis ao álcool em 2019, aproximadamente 1,6 milhões foram por doenças não transmissíveis, com 474 mil óbitos por doenças cardiovasculares e 401 mil por câncer. Cerca de 724 mil mortes foram por ferimentos, como os acidentes de carro, lesões autoprovocadas e violência interpessoal.
Fábio Vasconcelos também explica que existem formas de lidar com o desejo de consumo de álcool. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, não existe um padrão de consumo de álcool que seja seguro. Confira:
Reportagem de Gaby Nogueira, aluna de Jornalismo da Unama, com a supervisão de Matheus Mascarenhas
Publicado por redação
Foto: iStock/Tinnakorn Jorruang
Comentários