O uso de lentes de contato tem se tornado cada vez mais comum, seja por questões estéticas ou por necessidade visual
Autor: / Publicado em: quarta-feira , 03/07/2024 - 12:27
No entanto, a utilização inadequada, como a falta de higiene, uso prolongado e compra de produtos sem orientação médica, pode trazer sérias consequências à saúde ocular, aumentando o risco de infecções, complicações graves e até a perda de visão.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, cerca de 40% dos usuários de lentes de contato não seguem corretamente as orientações de uso e higienização, o que aumenta significativamente o risco de infecções oculares.
O médico oftalmologista Fernando Dias fala sobre o principal risco do uso incorreto das lentes. Segundo o oftalmologista, o uso de lentes de contato é indicado a pacientes que têm intolerância ao uso de óculos.
O Dr. Fernando Dias explica como é feita a adaptação das lentes de contato no paciente.
O médico relata que, durante a pandemia de COVID-19, houve uma redução do uso de lentes de contato justamente pela assepsia, pois o álcool é uma substância que danifica o material. Por isso, houve uma dificuldade na adaptação de lentes de contato nesse período. A contadora Suelen Cristina da Silva Souza fala que se sente mais confortável usando óculos e as lentes de contato só utilizam em ocasiões especiais.
Segundo o médico oftalmologista Fernando Dias, o paciente deve sempre se informar adequadamente e seguir as recomendações de especialistas para garantir a segurança no uso de lentes de contato e prevenir a saúde ocular. Confira:
Reportagem de Donna Summer, aluna de Jornalismo da Unama, com a supervisão de Matheus Mascarenhas
Publicado por redação
Foto: Internet
Comentários