O Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é celebrado em 28 de julho, por meio da campanha “Julho Amarelo” que foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019
Autor: / Publicado em: quarta-feira , 03/07/2024 - 12:18
A lei tem por finalidade reforçar, durante todo mês de julho, às ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D, mais comum na região norte do país, e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil.
O enfermeiro das Clínicas Integradas da UNAMA Ananindeua, Felipe Reis, destaca como algumas hepatites virais podem ser transmitidas.
As hepatites A, B e C são inflamações no fígado causadas por diferentes tipos de vírus, os tipos B e C podem causar doenças graves como cirrose e câncer. Todos os tipos de hepatite podem levar à morte. Os sinais e sintomas, quando presentes, incluem inicialmente fadiga, mal-estar, febre e dores musculares. Esses sintomas iniciais podem ser seguidos de enjoo, vômitos, dor abdominal, constipação, presença de urina escura e pele e os olhos amarelados.
O enfermeiro também comenta como ocorre o tratamento de uma pessoa que é diagnosticada com uma hepatite viral.
Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil pelo menos 70% da população já teve contato com o vírus da hepatite A e 15% com o vírus da hepatite B. Os casos crônicos de hepatite B e C devem corresponder a cerca de 1,0% e 1,5% da população brasileira. Confira:
Reportagem de David Martínez, aluno de jornalismo da Unama, com a supervisão de Matheus Mascarenhas
Publicado por redação
Foto: Internet
Comentários