O longa-metragem "Amazonas, o Maior Rio do Mundo", do cineasta Silvino Santos, vai estrear em Santarém na noite de 19 de junho, às 19h30, em comemoração ao dia do cinema nacional
Autor: / Publicado em: quarta-feira , 19/06/2024 - 05:53
A obra cinematográfica de 1918 havia sido considerada perdida desde a década de 1930. o filme foi redescoberto em 2023, na Cinemateca de Praga, na República Tcheca. o longa-metragem, destaca pontos simbólicos como Belém, os campos do Marajó, Santarém, Manaus e o rio Putumayo-Içá. O jornalista e produtor audiovisual Fábio Barbosa fala como surgiu a possibilidade de promover a sessão do filme em Santarém.
Fábio Barbosa comenta que é uma oportunidade única para a comunidade santarena de presenciar uma produção que permite identificar os caminhos percorridos pela sociedade local. O produtor audiovisual ressalta a importância da obra para o estado do Pará.
A trilha sonora do filme, vai ser executada ao vivo pela Camerata Arcos Amazônicos, formada por integrantes da Orquestra Filarmônica de Santarém, os arranjos são do maestro Rafael Brito.
Fábio Barbosa fala que este filme é uma reflexão para as próximas gerações sobre a Amazônia. A sessão especial vai ocorrer no dia 19 de junho, às 07 e meia da noite no Auditório Maestro Wilson Fonseca, na Universidade Federal do Oeste do Pará, campus Rondon. Confira:
Reportagem de Donna Summer, Aluna de Jornalismo da Unama, com a supervisão de Matheus Mascarenhas
Publicado por redação
Foto: Amazonas, o Maior Rio do Mundo (1918) / Cinemateca Brasileira
Comentários