O que é o grupo de pesquisa UBICOM?
Autor: / Publicado em: quinta-feira , 13/06/2024 - 05:25
O grupo de pesquisa ubiquidade da comunicação (UBICOM) é um projeto de pesquisa interdisciplinar, coordenado pela professora doutora Maíra Evangelista, na Universidade da Amazônia (UNAMA). O objetivo do grupo é refletir sobre as transformações da sociedade mediante à popularização de tecnologias digitais, móveis e ubíquas, com foco na comunicação em suas distintas interfaces.
O grupo foi iniciado na instituição de ensino superior no ano de 2019 e desde então tem sido uma oportunidade para alunos de pós-doutorandos, doutores, doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação científica da UNAMA que buscam compreender as mudanças na sociedade a partir da multiplicação das plataformas de comunicação.
Alguns exemplos de pesquisas do ubicom são as dos jornalistas Lucas Porto, que analisou as publicações de um influenciador, e a da jornalista Giovanna Figueiredo sobre reconfigurações da produção jornalística.
Para a jornalista Giovanna Figueiredo, que escreveu a dissertação “reconfigurações da produção jornalística a partir do uso do smartphone”, o celular é considerado por muitos autores uma extensão do que nós, seres humanos, pensamos, agimos e fazemos, e a profissional concorda com essa definição.
Ela ainda comenta que na vida pessoal e profissional, o uso do smartphone se torna cada dia mais intrínseco. Diante das inúmeras transformações sociais, culturais e econômicas provocadas pela utilização de dispositivos digitais móveis, entender de que forma o smartphone pode reconfigurar a produção jornalística é fundamental para a comunicação. A principal contribuição de sua dissertação está na indicação das características, como agilidade, praticidade, ubiquidade, polivalência, participação, trabalho contínuo, métricas, digital first e qualidade da internet, e nas reflexões sobre as reconfigurações da produção a partir do uso do smartphone.
Para o jornalista Lucas Porto, que escreveu a dissertação “desinfodemia: uma análise das publicações do influenciador digital Átila Iamarino no Instagram para combater a desinformação sobre a pandemia de covid-19”, um influenciador que queira informar a sociedade sobre questões de saúde deve ter fundamentos sobre o que está repassando nas redes sociais.
Lucas comenta que durante o período da pandemia de covid-19, Átila foi essencial para combater a desinformação através das publicações que fazia nas redes sociais. Tudo o que Átila mostrava tinha comprovação científica. Diferente de muitos influenciadores, Átila não colocava achismos nas redes sociais, mas ciência baseada em dados e estudos, contribuindo para combater informações falsas que circulavam na sociedade, como o uso de produtos ineficazes para não pegar covid ou a ideia de que o isolamento social era ineficaz.
A coordenadora do grupo, professora doutora Maíra Evangelista, esclarece sobre quem pode participar do grupo.
Maíra afirma que o UBICOM é um grupo aberto, reunindo principalmente estudantes do mestrado e do doutorado do programa de pós-graduação em comunicação, linguagens e cultura da UNAMA, assim como estudantes da UNAMA interessados em pesquisar aspectos relacionados a transformações sociais motivadas pelas tecnologias digitais. Atualmente, o grupo reúne sobretudo estudantes de comunicação.
Neste ano, o grupo ubicom completa 5 anos. Para celebrar, será publicado o primeiro livro com as pesquisas desenvolvidas pelos acadêmicos. Confira:
Apresentação de Mariela Oliveira, com produção de Gabriel Bentes e Juliana Mia, Alunos de Jornalismo da Unama, com supervisão de Jessé Santa Brígida
Publicado por redação
Foto: Arquivo Pessoal (Maira Evangelista)
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