Doar sangue é um ato que pode salvar vidas, e a campanha “Junho Vermelho” tem como objetivo conscientizar pessoas a se tornarem doadoras de sangue
Autor: / Publicado em: quarta-feira , 05/06/2024 - 06:47
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará, o Hemopa, vai iniciar as programações da campanha, com o tema “Doe Sangue e Espalhe Amor”, no próximo domingo com uma caminhada pela vida, na Praça da República. A concentração começa às 7h, em frente ao Theatro da Paz. A assistente social do Hemopa, Lilian Bouth, comentou sobre o início da programação.
E quem pode ser um doador de sangue? Segundo a professora do curso de enfermagem da Unama, campus Parque Shopping, Thamires Rodrigues, o perfil de um doador de sangue pode ser bastante abrangente, com apenas algumas exceções. A professora também comentou sobre qual é a quantidade de sangue segura que alguém pode doar.
Segundo um levantamento feito pelo Ministério da Saúde em 2023, aproximadamente, 1% da população brasileira doa sangue, que representa 14 pessoas para cada grupo de mil habitantes, com mais de 3 milhões de doações de sangue por ano no Brasil. Confira:
Reportagem de David Martinez, Aluno de jornalismo da Unama, com supervisão de Matheus Mascarenhas
Publicado por redação
Foto: Divulgação
Comentários