Logo
Logo Rádio

Ao Vivo

Siga-nos

Analfabetismo: cerca de 11 milhões de pessoas não são alfabetizadas no Brasil

Segundo pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a taxa de alfabetização, em 2022, chega a 97% de pessoas com idade igual ou superior a 15 anos no Brasil

Autor: / Publicado em: terça-feira , 21/05/2024 - 07:34

Cerca de 151 milhões de pessoas sabem ler e escrever um bilhete simples e  aproximadamente 11 milhões de pessoas não têm essa habilidade. O coordenador técnico do senso de 2022, Luiz Cláudio, relacionou os levantamentos de analfabetismo feitos em 2010 e em 2022. De acordo com a pesquisa, a taxa de alfabetização no Brasil não é uniforme. Os dados levantados apontam que a região norte e nordeste são as mais afetadas pelo problema.


A região nordeste, com cerca de 86% de pessoas alfabetizadas, possui uma carência 14% na alfabetização da população, a região norte possui cerca de 92% de pessoas alfabetizadas, carecendo um percentual de 8% de não alfabetizados.


O coordenador técnico também destacou quais foram as causas para a melhora dos dados em 2010 para 2022. Para a população indígena, o levantamento identificou uma taxa de 85% na alfabetização, permanecendo com cerca de 15% da população indígena não alfabetizada. Confira:


Reportagem de David Martinez, Aluno de jornalismo da Unama, com supervisão de Matheus Mascarenhas


Publicado por redação


Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Comentários