A quinta edição do evento Diálogos Urbanos debateu o tema “Megaeventos como uma estratégia de Desenvolvimento Urbano e Social”
Autor: / Publicado em: quinta-feira , 09/05/2024 - 04:57
O assunto foi discutido por especialistas da área de Arquitetura e Urbanismo, na Unama, campus Alcindo Cacela, no início da semana. Foi debatido como a COP-30 enquanto megaevento, pode trazer possíveis impactos sociais, urbanos e ambientais para Belém. o Coordenador do programa de mestrado e doutorado em desenvolvimento e meio ambiente urbano da Unama, o professor Leonardo Bello, destacou alguns dos objetivos da discussão.
O evento contou com a presença da professora, arquiteta e urbanista, Raquel Rolnik, que é autora dos livros "Guerra dos Lugares" e "O que é Cidade", que abordam as dificuldades vividas no contexto de grandes centros urbanos. A Professora ressaltou como funciona o gerenciamento dos recursos direcionados para megaeventos ao redor do mundo.
A professora Raquel também falou sobre como a discussão da COP-30 no Brasil, especificamente em Belém, coloca em evidência a vulnerabilidade de determinados grupos sociais. A moderadora do evento, e doutora em geografia humana pela Universidade de São Paulo, Olga Lúcia Castreghini, destacou quem são os principais agentes atuantes no processo de realização de um megaevento em um centro urbano.
O 5º Diálogos Urbanos foi gravado e transmitido ao vivo no canal da Unama, no Youtube, e está disponível para o acesso. A trigésima conferência da ONU sobre mudanças climáticas vai ocorrer em Belém no mês de novembro de 2025. Confira:
Reportagem de David Martinez, aluno de jornalismo da Unama, com supervisão de Matheus Mascarenhas
Publicado por redação
Foto: ASCOM Unama
Comentários