O artigo com o tema “da Convergência à dataficação do Ciberjornalismo na Amazônia” produzido pela Professora do programa de pós-graduação da Unama em comunicação, linguagem e cultura da Amazônia, Maíra Evangelista de Sousa, teve a ideia de compreender como é realizado o Ciberjornalismo no portal O Liberal e no Diário Online
Autor: / Publicado em: quinta-feira , 09/05/2024 - 04:44
O Ciberjornalismo é produzido para publicações na web por profissionais que têm conhecimento para trabalhar nessas publicações. O conteúdo deve estar em formato de texto, áudio, imagem ou vídeo compartilhado na internet. As 7 características do Ciberjornalismo são Hipertextualidade, Multimidialidade, Interatividade, Memória, Instantaneidade, Personalização e Ubiquidade.
De acordo com a professora, para desenvolver a pesquisa foram feitas observações diretas dos produtos e entrevistas com os editores executivos dos dois ciberjornais. Maíra Evangelista afirma que o artigo é resultado da pesquisa de pós-doutorado dela e foi feito em aproximadamente um ano. Maíra Evangelista ressalta que a pesquisa com os editores foi essencial para entender sobre o processo de convergência em Belém e saber também como é o processo de integração nas redações.
Segundo a professora, os resultados da pesquisa do artigo indicaram que os veículos jornalísticos: oliberal.com e DOL tem investido em análise de métricas e em produção de notícias para site de redes sociais e indicadores, onde conquista a lógica global das grandes empresas de tecnologia, e estimula transformações nas estruturas das redações e rotinas produtivas de conteúdos jornalísticos em cenários convergentes. Confira:
Reportagem de Gaby Nogueira, aluna de jornalismo da Unama, com supervisão de Matheus Mascarenhas
Publicado por Redação
Foto: Divulgação
Comentários