"Maio Vermelho" promove a prevenção contra o câncer de boca
Autor: / Publicado em: quarta-feira , 08/05/2024 - 05:16
Segundo os dados do Instituto Nacional de Câncer, a doença é comum em homens com idade acima dos 40 anos, estima-se que sejam diagnosticados no Brasil, cerca de 15 mil novos casos de câncer de boca e orofaringe para cada ano do triênio de 2020 a 2022.
Segundo o INCA, as principais causas relacionadas à doença são o tabagismo, consumo regular de bebidas alcoólicas e infecção pelo vírus HPV. O Dentista e professor do curso de Odontologia da Unama Ananindeua, William de Souza Ferreira, destaca alguns aspectos e sintomas que podem ser identificados durante a fase inicial da doença. William de Souza Ferreira também ressalta que o autoexame e visitas regulares ao dentista são primordiais para o combate à doença.
O câncer de boca está fortemente relacionado a maus hábitos dos pacientes acometidos pela doença, e pode se agravar se não tomados os devidos cuidados, afirmou o professor. Dores na garganta, lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizaram por mais de 15 dias, manchas vermelhas e esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas, são alguns destes outros sintomas. Confira:
Reportagem de David Martinez, aluno de jornalismo da Unama, com supervisão de Matheus Mascarenhas
Publicado por redação
Foto: Internet
Comentários