A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém, provocou muitas reflexões sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente para a existência de um futuro mais sustentável, despertando o engajamento e o comprometimento da população com causas socioambientais.
Por meio do Festival Osga na Escola, promovido pelo Grupo Ser Educacional, estudantes de colégios do Brasil inteiro puderam desenvolver suas habilidades de produção audiovisual, criando vídeos com a temática “COP 30 e o Brasil que inova: Conhecimento e Soluções para um planeta Sustentável”.
A grande final do festival, que ocorreu no dia 28 de novembro, revelou talentos da Escola Paulino de Brito, equipe vencedora do Osga na Escola, representando a Unama Belém com o curta “Visão do Amanhã”, que fala sobre a urgência climática e mostra a importância da mobilização dos jovens em prol da sustentabilidade e conscientização ambiental.
A vice-diretora da Escola Paulino de Brito, Viviany Ferreira, falou sobre a criação do projeto em um momento tão importante para a capital paraense como foi a COP30, descrevendo também o orgulho dos alunos premiados no festival. “Isso para a gente, foi de uma honra e um privilégio enormes”, afirmou.
A aluna Mariah Nascimento, diretora de “Visão do Amanhã”, explicou como o curta foi idealizado no contexto da conferência e falou sobre a representatividade do projeto. “Estávamos em uma conversa em sala de aula e ali nós vimos a importância de incentivar as pessoas a cuidarem da nossa casa comum, que é o meio ambiente”, ressaltou.
Os estudantes Iago Cardoso, Jheneffer Victoria Santos, Carlos Vitor Lima e Kaio Augusto Fernandes, participantes do curta, também deram depoimentos sobre a produção e a representatividade de “Visão do Amanhã”.
Assista a reportagem completa abaixo:
Por Isabella Cordeiro