Foi apresentado no décimo Seminário Brasileiro de Meio Ambiente e Responsabilidade Social do Setor Elétrico o projeto do instituto de tecnologia para o desenvolvimento, onde foi lançado um software para identificar eventos climáticos extremos e ajudar na projeção de chuvas nas bacias hidrográficas
Autor: / Publicado em: quarta-feira , 12/06/2024 - 05:13
O sistema, que recebeu o nome de Climex, vem sendo submetido a testes há 11 meses pela equipe do projeto. Durante a pesquisa foram analisados dados de precipitação histórica de 1980 a 2014 para validar as projeções de 2015 a 2023. Foi aplicado o modelo numérico de previsão de tempo e para prever futuros eventos climáticos foi empregado para um detalhamento regional preciso.
O engenheiro ambiental e professor responsável pelo projeto de previsão de extremos climáticos João Paulo Saboia explica como funciona o sistema Climex. Durante o desenvolvimento do software, foram acompanhadas análises das 115 bacias hidrográficas afluentes às usinas hidrelétricas que compõem o sistema interligado nacional para caracterizar eventos extremos e realizar projeções dos impactos das mudanças climáticas nessas regiões. A pesquisa é resultado de um dos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Norte Energia, concessionária da usina hidrelétrica Belo Monte, com regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica.
A pesquisa é intitulada de caracterização de eventos extremos de precipitação em bacias do sistema interligado nacional e projeções futuras com base em cenários de mudanças climáticas segue em curso e será finalizada em janeiro de 2025. Confira:
Reportagem de Donna Summer, Aluna de Jornalismo da Unama, com a supervisão de Matheus Mascarenhas
Publicado por redação
Foto: Internet
Comentários