Autor: Tatiane Monteiro / Publicado em: segunda-feira , 26/08/2024 - 03:27
A Unama, campus alcindo cacela, recebeu entre os dias 22 e 24 de agosto, a quinta edição do “fala”, festival de comunicação, culturas e jornalismo de causas. o evento tem o objetivo de trazer anualmente debates sobre o futuro do jornalismo e impactos que ele causa na sociedade brasileira. além de falar também sobre importância da cultura, identidade e das variadas formas de expressão artísticas no jornalismo.
Segundo o diretor do instituto “fala” e editor chefe e fundador do site “um papo reto”, Rosenildo Ferreira, o evento é de extrema importância, pois o jornalismo e a comunicação não devem depender apenas do que é visto no dia a dia dentro das salas de aula.
O evento, além de apresentar as tradicionais performances artísticas, contou também com mesas de debates para analisar diversos temas, um deles, foi sobre a tradição oral e a importância do rádio na comunicação dos povos da floresta.
Ao longo de três dias, a 5° edição do festival “fala” apresentou ao público reflexões e apresentações artísticas sobre comunicação, ancestralidade e tradição. Quem prestigiou o evento também participou de rodas de conversas com os temas, “de rádios a podcast”: a importancia da oralidade na comunicação dos povos das florestas e sobre o “manual de redação antirracista: imprensa negra, ética e técnicas de reportagem”.
Gaby Nogueira, aluna de jornalismo da Unama.
Comentários