O café da manhã é a primeira refeição do dia e serve como combustível para o corpo, uma forma de prepará-lo para o dia que se inicia. Pular esta etapa da alimentação pode ser prejudicial à saúde, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de São Paulo
Autor: / Publicado em: terça-feira , 06/08/2024 - 06:04
Segundo a pesquisa, a ausência do café da manhã está relacionada a piores perfis metabólicos, incluindo níveis mais altos de glicose e insulina após as refeições.
A nutricionista e coordenadora do curso de Gastronomia da UNAMA, professora Yamila Alves, explica sobre os benefícios de tomar café da manhã todos os dias.
Um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Cardiologia mostrou que indivíduos que não tomam café da manhã têm uma prevalência maior de fatores de risco cardiovasculares, como hipertensão. A ausência da refeição matinal está associada a uma pior regulação da pressão arterial e dos níveis de colesterol.
A professora Yamila Alves fala da importância do planejamento e como as pessoas pulam a refeição por falta de organização, acabando por se alimentar de forma desequilibrada.
Pesquisas do Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição apontam que a omissão do café da manhã leva a um maior consumo de alimentos calóricos e ricos em açúcares ao longo do dia, contribuindo para o ganho de peso. A regularidade de melhores práticas alimentares e de atividades físicas ajuda no controle de peso.
O acadêmico do curso de Terapia Ocupacional, Jessé Bronze, fala que o café da manhã é o alimento mais importante do dia para ele, pois o ajuda na prática de exercícios físicos.
O Ministério da Saúde alerta que indivíduos que pulam o café da manhã têm maior probabilidade de desenvolver resistência à insulina, um fator de risco para o diabetes tipo 2. Confira:
Reportagem de Donna Summer, aluna de Jornalismo da Unama, com a supervisão de Érica Castro
Publicado por redação
Foto: Internet
Comentários