A primeira edição do projeto “Olympia na Rua” vai oferecer dez sessões de cinema à céu aberto em Belém
Autor: / Publicado em: sexta-feira , 07/06/2024 - 04:22
As exibições vão começar no próximo domingo, às 18h, em frente ao cine Olympia. a iniciativa vai ocorrer enquanto o cinema passa por um processo de restauração.
O evento vai ser uma homenagem aos criadores e cineastas de Belém, com projeções de filmes e debates com a exibição de curtas-metragens. A curadoria das obras é assinada pelo pesquisador e presidente da Associação de Críticos de Cinema do Pará, Marco Antônio Moreira. ele fala como surgiu a ideia de criar o projeto “Olympia na Rua”.
Os quatro curta-metragens escolhidos foram: "Brinquedo Perdido" de 1962, de Pedro Veriano, "Onda: Festa da Pororoca" de 2005 e "O Rapto do Peixe Boi” de 2009, ambos de Cássio Tavernard, além de "Cadê o Verde que Estava Aqui" de 2011, de Biratan Porto.
Segundo Marco Antônio Moreira, a ideia do projeto é manter vivo na memória das pessoas a tradição do cinema público mais antigo do país.
O Cine Olympia é o cinema mais antigo do Brasil. O projeto de requalificação do espaço inclui a restauração e modernização tecnológica, medidas de acessibilidade, plano de manutenção, programação cultural e a produção de um vídeo documentário sobre a história do Cinema Olympia. Confira:
Reportagem de Donna Summer, Aluna de jornalismo da Unama, com supervisão de Matheus Mascarenhas
Publicado por redação
Foto: Ascom / Fumbel
Comentários