A viagem ocorreu na última quinta-feira, 9, em Altamira. O projeto iniciou em 2022 pela Norte Energia, concessionária da usina hidrelétrica Belo Monte com a Universidade Federal do Pará (UFPA)
Autor: / Publicado em: segunda-feira , 13/05/2024 - 05:11
A "voadeira" é um transporte comum que as famílias e pesquisadores da amazônia usam para se deslocar há décadas, o novo modelo construído pela companhia tem objetivo de colocar as embarcações para uso dos moradores do Xingu em um futuro próximo.
De acordo com o engenheiro naval da UFPA, professor Emanuel Loureiro, o trabalho foi destinado para construir uma embarcação totalmente elétrica e customizada aos padrões da região amazônica. O engenheiro naval afirma que existem dois tipos de embarcações já construídas, uma de 8 metros com a capacidade para seis passageiros e uma com dez metros com a capacidade para oito passageiros.
O consultor de assuntos socioambientais da Norte Energia, José Hilário Farina Portes, comenta que o projeto envolveu três fases de estudos, testes de laboratório e instalação de duas voadeiras. Segundo a Norte Energia, para a expansão e comercialização do projeto ser acessível é necessário a definição de financiamento, para possibilitar a multiplicação de voadeiras elétricas na região. Confira:
Reportagem de Gaby Nogueira, aluna de jornalismo da Unama, com supervisão de Matheus Mascarenhas
Publicado por Redação
Foto: ASCOM / Norte Energia
Comentários