Logo
Logo Rádio

Ao Vivo

Siga-nos

Pessoas Diagnosticadas com Vitiligo Devem Ter Cuidados Especiais Durante o Verão

O vitiligo é uma condição que causa manchas na pele com ausência total de coloração e afeta mais de um milhão de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia

Autor: / Publicado em: segunda-feira , 12/08/2024 - 06:49

A dermatologista Dra. Elcilane Gomes explica que o vitiligo resulta de um distúrbio na pigmentação da pele, causado pela disfunção dos melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina.


Os principais sintomas incluem manchas brancas com bordas bem delimitadas, em formatos redondos, ovoides ou lineares, que podem ter alguma pigmentação normal no interior. Além disso, pelos ou cabelos brancos podem aparecer na área das manchas, que também podem ocorrer dentro da boca ou das narinas.


Dra. Elcilane Gomes ressalta que a exposição prolongada ao sol deve ser evitada por pessoas com vitiligo, pois os raios ultravioletas podem agravar a condição. O vitiligo não é contagioso e o tratamento deve ser supervisionado por um dermatologista, que pode prescrever medicamentos específicos.


De acordo com a Fundação Internacional de Pesquisa em Vitiligo, a doença afeta entre 65 e 95 milhões de pessoas no mundo, representando até 2% da população. Confira:


Reportagem de Gaby Nogueira, aluna de jornalismo da Unama, com a supervisão de Érica Castro


Publicado por redação


Foto: Internet

Comentários