Logo
Logo Rádio

Ao Vivo

Siga-nos

Pesquisa revela que escolas estão adotando regras para o uso de telas

Uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, aponta que seis em cada dez escolas de ensino fundamental e médio adotam regras para uso do telefone celular pelos alunos, permitindo que o aparelho seja usado apenas em determinados espaços e horários

Autor: / Publicado em: quarta-feira , 07/08/2024 - 06:09

A pesquisa foi lançada nesta terça-feira (6). O levantamento foi realizado junto a 3 mil gestores de unidades de ensino, tanto urbanas como rurais. O estudo se dedica a investigar o acesso, uso e apropriação das tecnologias de informação e comunicação em escolas de ensino fundamental e médio e pela comunidade escolar, incluindo alunos, professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares.
 

O professor do curso de psicologia da UNAMA Ananindeua, Erick Noborikawa fala sobre os impactos negativos e positivos do uso de celulares em ambientes escolares. A pesquisa mostra que o controle do uso do celular tem se intensificado, tanto nas instituições que atendem alunos mais novos, até os anos iniciais do ensino fundamental. A proporção de escolas que proíbem a utilização do dispositivo passou de 32% em 2020, para 43% em 2023. Naquelas que oferecem até os anos finais do ensino fundamental, a porcentagem subiu de 10% para 21%, entre as edições 2020 e 2023 do levantamento.
 

O professor Erick Noborikawa comenta que estabelecer um limite no uso de celulares pode ajudar de forma positiva ajudando o aluno a ter mais foco nas atividades. Segundo o levantamento feito pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, apenas 8% das instituições que atendem estudantes de ensino médio proíbem o uso do telefone celular nas escolas, o estudo constatou, que além de estabelecer regras em relação à utilização do telefone celular, mais escolas também passaram a limitar o uso de Wi-Fi pelos estudantes.
 

A gerente de vendas, Marina Souza fala da sua experiência com o neto, onde ela procura limitar o tempo que ele fica no celular, para não prejudicar o desempenho na escola.

A pesquisa mostrou que nas unidades de ensino rural ocorreu uma evolução na disponibilização de computadores. A porcentagem cresceu 75% no uso da internet. Entre 2020 e 2023, as escolas municipais tiveram um aumento de 82% e nas estaduais 80%, aproximando-se da porcentagem de escolas privadas, que, no ano passado, era de 88%. Confira:
 

Reportagem de Donna Summer, aluna de Jornalismo da Unama, com a supervisão de Érica Castro


Publicado por redação


Foto: Reprodução

Comentários