Pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas revelou que as notícias falsas ou fake news são um dos temas que mais chamam atenção no período eleitoral
Autor: / Publicado em: sexta-feira , 02/08/2024 - 04:46
Cerca de 88% dos brasileiros são favoráveis à punição dos candidatos que usam notícias falsas durante as eleições. A pesquisa foi feita entre os dias 4 e 10 de julho com 3 mil pessoas nas cinco regiões do país.
A punição mais defendida foi de impugnação da candidatura, com 58%. 14% defendem multa em dinheiro, 12% defendem a suspensão da campanha eleitoral por um período, 10% consideram que a propaganda eleitoral deve ser suspensa por completo e 3% indicaram apenas uma repreensão pública.
O professor dos cursos criativos da Unama, Rodolfo Marques, fala do grande impacto na percepção das pessoas na escolha de um candidato com o uso das fake news.
Sobre os meios mais utilizados para se informar sobre as eleições, a pesquisa mostrou que a televisão vem com 37% e as redes sociais com 30%. Em seguida, estão conversas com amigos, parentes, portais, blogs e sites de notícias. Meios digitais lideram com 43%.
Rodolfo Marques fala sobre os principais desafios de comprovar as notícias falsas. O professor comenta que a legislação avança e que destacaria principalmente o funcionamento das restrições por meio dos órgãos competentes.
As eleições para presidente são mais importantes para 39% dos brasileiros, 20% priorizam a escolha de prefeitos e 7% a de governadores. Para 17%, não há diferença entre as esferas federal, estadual e municipal. Confira:
Reportagem de Donna Summer, aluna de Jornalismo da Unama, com a supervisão de Ronaldo Santos
Publicado por redação
Foto: Wilson Dias (Agência Brasil)
Comentários