Logo
Logo Rádio

Ao Vivo

Siga-nos

Pesquisa constata que pelo menos uma criança é abusada a cada 8 minutos no Brasil

O Brasil registrou aproximadamente 164 mil estupros de crianças e adolescentes em 3 anos. Em 2023, houve uma média de uma ocorrência a cada 8 minutos

Autor: / Publicado em: sexta-feira , 16/08/2024 - 06:25

De acordo com a segunda edição do Relatório Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, durante o período de 2021 a 2023, o país teve 164 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes de até 19 anos.


O professor do curso de Psicologia, Valber Sampaio, explica como a experiência de vivenciar um abuso pode impactar a vida de uma criança. O levantamento traça um perfil das vítimas de violência sexual, que inclui meninos e meninas. O sexo feminino responde com mais de 87% dos registros.


Em quase metade dos casos no país (48,3%), as vítimas têm entre 10 e 14 anos, e quase 53% são identificadas como negras (conjunto de pessoas pretas e pardas). O professor também comenta quem a criança deve recorrer quando a violência sexual vem de um membro da família da vítima.


O relatório aponta que o Brasil apresentou uma taxa de 131 vítimas de estupro do sexo feminino para cada grupo de 100 mil na faixa etária até 19 anos. Considerando o sexo masculino, a taxa é de 19,9 crimes para cada grupo de 100 mil habitantes.


Reportagem de David Martínez, aluno de jornalismo da Unama, com a supervisão de Érica Castro


Publicado por redação


Foto: Reprodução (Freepik)

Comentários