Logo
Logo Rádio

Ao Vivo

Siga-nos

Pesquisa aponta um aumento de 28% no registro de crimes cibernéticos no estado do Pará

Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará destacou que em 2022 foram registrados aproximadamente 13 mil casos de crimes virtuais, o número subiu para cerca de 17 mil ocorrências do mesmo crime em 2023, o que representa um aumento de aproximadamente 28% no número de registros entre um ano e outro

Autor: / Publicado em: terça-feira , 25/06/2024 - 01:04

Entre os crimes virtuais que a pesquisa abordou, os mais frequentes são os golpes do cartão clonado, PIX e golpes aplicados em redes sociais. De janeiro a maio deste ano, foram registrados 6.694 casos de golpes virtuais em todo o estado.


O coordenador do curso de T.I da UNAMA Parque Shopping e pesquisador de redes de computadores, professor Ermínio Paixão, destaca como devem ser as ações de prevenção a crimes cibernéticos.


A maioria desses golpes ocorrem através dos smartphones. O celular tornou-se um dispositivo fundamental para o dia a dia, não apenas para as chamadas telefônicas, como também para outros usos, como fotos, agenda, GPS, redes sociais e até transações bancárias. A praticidade atrai a atenção dos infratores. O professor também comentou sobre como identificar possíveis golpes.


A Polícia Civil do Estado do Pará tem um departamento especializado em crimes virtuais, “a Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos”. Essa divisão funciona das 8 da manhã às 6 horas da tarde, na Avenida Pedro Miranda, número 2288. Também é possível entrar em contato com o departamento por meio do número 91 98189-4562. Confira:


Reportagem de David Martínez, aluno de jornalismo da Unama, com a supervisão de Matheus Mascarenhas


Publicado por redação


Foto: Reprodução

Comentários