No ano passado foram registrados aproximadamente 3 mil procedimentos ambulatoriais referentes a transtornos mentais relacionados ao trabalho. Desse total, cerca de 2 mil eram atendimentos para mulheres
Autor: / Publicado em: sexta-feira , 12/07/2024 - 11:40
Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de atendimentos para transtornos mentais do trabalho em mulheres aumentou 54% com a Síndrome de Burnout. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Burnout é um estado de exaustão física, emocional e mental causado pelo estresse excessivo e prolongado, geralmente relacionado ao ambiente de trabalho.
A psicóloga e responsável técnica das clínicas de psicologia da UNAMA Ananindeua, Cássia Bastos, fala sobre os tipos mais comuns de transtornos mentais no trabalho.
Cássia Bastos comenta que o predomínio de doenças mentais em mulheres ocorre devido à sobrecarga de uma dupla jornada que elas enfrentam. Além das horas no trabalho, também pode haver demandas do lar e responsabilidades com os filhos. Esse cenário pode deixar a mulher com poucos momentos para cuidar de si mesma.
A psicóloga comenta sobre as medidas que podem ser adotadas pelas empresas para prevenir transtornos mentais no trabalho.
Segundo o Ministério da Saúde, os transtornos mentais relacionados ao trabalho são a terceira maior causa de afastamento das obrigações profissionais com tendência de crescimento.
A auxiliar administrativa Leide Carvalho fala da experiência dela com o transtorno no ambiente de trabalho.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, as empresas devem prestar os cuidados necessários para a recuperação de pessoas com transtornos mentais relacionados ao local de trabalho. Isso inclui o reforço do apoio comunitário e a integração da ajuda psicológica nos serviços de saúde e assistência social de forma mais ampla. Confira:
Reportagem de Donna Summer, aluna de Jornalismo da Unama, com a supervisão de Matheus Mascarenhas
Publicado por redação
Foto: thodonal / stock.adobe.com
Comentários