No programa “Minutos de Sabor”, liderado por Giselle Arouck, vai destacar a importância cultural e culinária das pimentas nas tradições indígenas e sua influência global
Autor: / Publicado em: quinta-feira , 04/07/2024 - 06:17
No programa de hoje, exploramos as pimentas, temperos essenciais na culinária mundial, originárias das Américas. Pesquisas indicam que as pimentas do gênero Capsicum, conhecidas por sua ardência, se desenvolveram aqui e foram exportadas globalmente, influenciando especialmente a gastronomia mexicana e peruana. Na Amazônia, as pimentas têm grande importância cultural e culinária, como nas tradições dos povos Makuxi e Baniwa.
Os Makuxi utilizam pimentas em rituais medicinais, enquanto os Baniwa, conhecidos pela cestaria, têm mais de 70 tipos de pimentas catalogadas, valorizadas por seu aroma floral e frutado, utilizadas por chefs de cozinha. Outra comunidade indígena, os Wai Wai, usa pimentas para temperar carnes e pescados. O conhecimento sobre o cultivo e processamento de pimentas é passado de geração em geração. Exemplos de pimentas amazônicas incluem a Kumari, usada em pratos tradicionais do Pará como o Tacacá e o Pato no Tucupi.
Foto: Divulgação
Comentários