Autor: Tatiane Monteiro / Publicado em: terça-feira , 03/09/2024 - 05:30
De acordo com dados da associação brasileira de distribuidores de energia elétrica, o Brasil reduziu em 8% o número de acidentes que envolvem eletricidade no ano de 2023, porém no estado do Pará furtos e riscos de acidentes com cabos elétricos aumentaram durante o ano de 2024.
Segundo um levantamento feito pela guarda municipal de Belém e da polícia militar, cerca de cinco quilômetros de cabos elétricos foram furtados da iluminação pública, neste ano. o furto gera prejuízo de aproximadamente 100 mil reais para os cofres públicos.
O engenheiro com área de atuação em “engenharias e segurança do trabalho”, professor da Unama, campus Alcindo Cacela, Matheus Mattos, afirma que os roubos de cabos elétricos trazem consequências graves e perigosas.
O especialista também comenta que os acidentes mais comuns de ocorrer por conta da eletricidade são, choques e incêndios elétricos, queimaduras, quedas, acidentes de trabalhos, explosões e faíscas de fogo, além de problemas com equipamentos.
O furto de energia elétrica é crime e está previsto no artigo 155 do código penal. a pena para o crime é de prisão de um a quatro anos, além de multa.
Gaby Nogueira, aluna de jornalismo da Unama.
Comentários