Autor: Tatiane Monteiro / Publicado em: quarta-feira , 28/08/2024 - 04:23
No brasil, o mercado da moda terminou o ano de 2023 com aproximadamente 6 bilhões de peças comercializadas. De acordo com um levantamento feito pela organização das nações unidas em junho do mesmo ano, a produção de roupas gera entre 2% a 8% do volume global de emissões de carbono, resultando no efeito estufa, que está diretamente ligado às mudanças climáticas.
A moda sustentável começou nos anos 60 com o movimento hippie, promovendo consciência ambiental e social. Nos anos 2000, especialmente a partir de 2010, ganhou força devido às críticas à moda rápida e ao consumo excessivo.
A moda sustentável vem com conceito de minimizar o desperdício e a poluição, bem como promover práticas éticas na indústria e ao mesmo tempo, a sustentabilidade na moda também defende que ela seja mais durável e atemporal, sem encorajar o consumo excessivo de roupas descartáveis.
Segundo o serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas (sebrae) comprar roupas usadas se tornou comum entre os jovens e uma forma crescente de consumo desde 2020. Na pandemia, atividades relacionadas a brechós cresceram cerca de 11% no brasil.
Comentários