Logo
Logo Rádio

Ao Vivo

Siga-nos

Ministério da Previdência Social revela um aumento de 8% de acidentes com mãos no trabalho

Segundo dados do Ministério da Previdência Social, entre 2022 e 2023 houve um aumento de aproximadamente 8% no número de acidentes com mãos no trabalho

Autor: / Publicado em: segunda-feira , 05/08/2024 - 05:59

Em 2023, foram concedidos cerca de 27 mil benefícios relacionados à mão e ao punho, incluindo fraturas, amputações, traumatismos, lesões por esmagamento e trauma de nervos.


Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, a falta de equipamento adequado, o desrespeito às normas de segurança e a falta de proteção podem causar acidentes graves, que vão de cortes e fraturas até amputações.


O especialista em saúde e segurança do trabalho, Victor Saldanha, fala que procedimentos, treinamentos e uma cultura de segurança do trabalho claros são essenciais para os processos nas empresas.


A lei do uso de equipamentos de proteção individual está mais rígida e faz parte da Consolidação das Leis do Trabalho. É um importante instrumento de proteção da segurança do trabalhador. Porém, muitos trabalhadores ainda correm riscos e muitos acidentes ainda ocorrem.


Victor Saldanha comenta que é bom primeiro analisar a proteção no equipamento para depois ir para a parte de equipamentos de proteção individual.


Segundo o técnico em saúde e segurança do trabalho, os acidentes com as mãos são mais comuns na construção civil, em indústrias metalúrgicas e em atividades que usam máquinas e ferramentas, como, por exemplo, corte e prensagem.


A líder de produção, Claudia Silva, fala que já passou pela experiência de um acidente no seu ambiente de trabalho por não ter usado os equipamentos de proteção necessários. De acordo com a lei do EPI, os mais utilizados pelos trabalhadores são os de proteção auditiva, respiratória, facial, visual, contra quedas e das mãos. Confira:


Reportagem de Donna Summer, aluna de Jornalismo da Unama, com a supervisão de Érica Castro


Publicado por redação

 

Foto: Internet

Comentários