Logo
Logo Rádio

Ao Vivo

Siga-nos

MEI pode mudar a vida dos trabalhadores

A maior política de inclusão produtiva implementada no Brasil leva 15 milhões de microempreendedores individuais a ter a sua única ou principal fonte de renda. A figura do MEI oferece dignidade às pessoas que trabalham por conta própria

Autor: / Publicado em: sexta-feira , 31/05/2024 - 05:45

O Microempreendedor Individual (MEI) foi criado por uma lei sancionada pelo presidente Lula, no primeiro mandato dele. O MEI é uma forma de legalizar atividades informais e conquistar diversos benefícios para construir um negócio de sucesso. Os microempreendedores Individuais compõem a maior parte das empresas brasileiras. Segundo dados do Ministério da Economia, o país tinha aproximadamente 15 milhões de MEI´s formalizados em 2023.


De acordo com o Coordenador da Agência Metropolitana do SEBRAE Pará, Nilberto Macedo, o MEI é uma alternativa para o trabalhador construir uma empresa registrada com CNPJ.


A empresária Amanda Saraiva trabalha no setor de tecnologia desde 2016. Ela fala sobre como foi auxiliada pelo SEBRAE para iniciar o novo empreendimento.


Existem alguns critérios para que o empreendedor possa formalizar o MEI, como um faturamento de no máximo R $81 mil ao ano. Não tenha sócio ou sócia na pequena empresa que deseja formalizar; ter no máximo um empregado ou empregada, que receba no máximo um salário mínimo ou o piso da categoria, além de exercer uma das ocupações econômicas que são permitidas como MEI.


Coordenador da Agência Metropolitana do SEBRAE Pará comenta que, para se tornar um Microempreendedor Individual, é necessário acessar o portal do empreendedor e preencher as informações disponíveis. A empresa cadastrada vai poder ter até 16 atividades, sendo uma principal e 15 secundárias, na área de comércio, serviços e indústria. Confira:


Reportagem de Bebel Chaves, com produção de Matheus Mascarenhas e edição de Mário Melo


Publicado por redação


Foto: Wikimedia Commons

Comentários