Cerca de 200 pessoas se concentram em Belém, até sexta-feira, em um seminário para tratar sobre políticas públicas voltadas ao manejo florestal comunitário
Autor: / Publicado em: quinta-feira , 27/06/2024 - 05:32
O evento conta com mesas redondas, apresentações de trabalhos científicos e feira de saberes e sabores, com produtos feitos a partir de produtos do manejo florestal na região amazônica.
A programação vai ser dividida em diferentes eixos temáticos, que devem abordar temas de manejo e conservação de recursos florestais, cadeias produtivas da sociobiodiversidade, educação para o manejo florestal comunitário, gênero e manejo de recursos naturais, projetos de carbono em territórios de florestas públicas comunitárias, entre outros.
Segundo o coordenador executivo do Instituto Internacional de Educação do Brasil, Manuel Amaral, o manejo florestal comunitário exerce importância para a conservação das políticas públicas.
Manuel Amaral também explica como o seminário pretende envolver a comunidade local na discussão sobre sociobioeconomia e manejo comunitário. O seminário também discute o manejo comunitário como estratégia fundamental para conservação de florestas públicas e o impulsionamento da bioeconomia em territórios comunitários.
O coordenador executivo do Instituto Internacional de Educação do Brasil ressalta que o manejo florestal é o modo mais eficaz de conservação dos recursos florestais.
O seminário ganha relevância por causa da COP-30 que vai ocorrer em Belém, no ano de 2025. O evento tem o objetivo de trazer mais visibilidade para questões ambientais da Amazônia e fortalecer a necessidade para práticas sustentáveis de manejo florestal comunitário e familiar. O evento sobre manejo comunitário vai encerrar nesta sexta-feira no Hotel Beira Rio. Confira:
Com a produção de Donna Summer, e apresentação de Gaby Nogueira, alunas de Jornalismo da Unama.
Publicado por redação
Foto: Divulgação
Comentários