No Brasil, cerca de 4 entre 10 pessoas adultas têm um nível de colesterol alterado, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia
Autor: / Publicado em: quarta-feira , 14/08/2024 - 06:54
O colesterol alto é um dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto.
O colesterol é um tipo de gordura presente no organismo fundamental para o bom funcionamento do corpo humano. Cerca de 70% dele é produzido pelo fígado e os outros 30% adquiridos por meio da alimentação. Por isso, a importância de uma dieta equilibrada, pois alimentos com alto teor de gordura contribuem para a alteração do nível normal de colesterol.
A nutricionista e professora do curso de Nutrição da UNAMA, Thaís Cardoso, explica sobre alguns alimentos que ajudam a reduzir o colesterol ruim e que mostram uma eficiência importante contra as doenças cardiovasculares.
A Dra. Thaís Cardoso também fala sobre melhores estratégias, como adequar e equilibrar a dieta, as rotinas de treino e os hábitos de vida dos pacientes com colesterol alto.
O analista de sistemas, Daniel Alves, comenta que segue uma alimentação saudável junto ao exercício físico, recomendado pelo cardiologista e nutricionista, para manter uma boa saúde durante o envelhecimento.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 40% da população brasileira tem o colesterol elevado, inclusive entre as crianças. Confira:
Reportagem de Donna Summer, aluna de Jornalismo da Unama, com a supervisão de Érica Castro
Publicado por redação
Foto: Internet
Comentários