O grupo de cultura regional Iaçá lançou nesta quinta-feira o terceiro álbum musical
Autor: / Publicado em: sexta-feira , 19/07/2024 - 04:50
Com o nome “Roda de Todos os Batuques”, o novo trabalho do grupo dá continuidade ao legado das produções anteriores, "Roda de Carimbó" de 2007 e “Roda das Cores” de 2017.
O grupo foi criado em 1997 com o objetivo de preservar a cultura amazônica, por meio do ritmo, da estética e dos ensinamentos presentes nas músicas e danças produzidas.
A cantora e compositora do grupo, Deia Palheta, destaca como o Iaçá se aproximou das comunidades, levando a cultura remanescente amazônica.
O grupo conquistou diversos prêmios e comendas ao longo dos anos, como o Prêmio Areté em 2008, Prêmio Seiva de Cultura Popular no ano de 2015 e o Troféu Imprensa Paraense de 2017. Prêmios conquistados sem perder o foco do principal objetivo do grupo, acolher a comunidade paraense por meio da arte.
Deia Palheta ressalta como a arte e a cultura amazônica assumem um papel transformador na vida de muitas pessoas em comunidades periféricas.
O “Roda para Todos os Batuques” trouxe trilhas que marcaram a história do grupo e de parceiros de longa data. O álbum conta com 10 faixas que misturam os ritmos de tambores, toadas, do lundu, xote e também os terreiros de carimbó. Confira:
Reportagem de David Martínez, aluno de jornalismo da Unama, com a supervisão de Matheus Mascarenhas
Publicado por redação
Foto: Internet
Comentários