Logo
Logo Rádio

Ao Vivo

Siga-nos

Especialista orienta sobre como lidar com excesso de uso de tecnologia por crianças e adolescentes

O início do mês de agosto traz o fim das férias escolares, período que exige que crianças e adolescentes retornem à rotina de estudo nas escolas

Autor: / Publicado em: terça-feira , 30/07/2024 - 05:53

Nessa volta aos compromissos do dia a dia, o excesso do uso de tecnologia pelos jovens durante as férias, como smartphones, televisão e videogames, pode ser um desafio aos pais.


A presença da tecnologia nos lares é inegável, e para crianças e adolescentes o cenário pode se intensificar. Segundo uma pesquisa realizada pelo TIC Kids Online Brasil, 95% de jovens entre 9 e 17 anos de todo o país acessam a internet, o que corresponde a mais de 25 milhões de pessoas nessa faixa etária.


De acordo com a professora do curso de Psicologia da UNINASSAU Recife, Laise Vasconcelos, o problema da relação entre jovens e aparelhos eletrônicos está no tempo de uso. A psicóloga fala sobre como os pais devem agir nessa situação. A professora ressalta o quão prejudicial pode ser o uso desenfreado das tecnologias para a saúde mental de crianças e adolescentes.


Quando há casos mais extremos de isolamento social pelos jovens, é essencial que os pais busquem apoio psicológico. O Sistema Único de Saúde disponibiliza para a população a Rede de Apoio Psicossocial, que se dedica ao acolhimento de pessoas em sofrimento mental ou vícios, como abuso das tecnologias. Confira: 


Reportagem de David Martínez, aluno de jornalismo da Unama, com a supervisão de Matheus Mascarenhas


Publicado por redação


Foto: Racool_studio / Freepik.com

Comentários