Logo
Logo Rádio

Ao Vivo

Siga-nos

Entenda as diferenças entre hipotireoidismo e hipertireoidismo

Autor: Tatiane Monteiro / Publicado em: terça-feira , 03/09/2024 - 04:31

De acordo com a organização mundial de saúde (oms), as doenças tireoidianas como o hipotireoidismo, o hipertireoidismo e o câncer de tireoide afetam mais de 750 milhões indivíduos no mundo.


As doenças tireoidianas afetam a glândula tireoide, localizada na base do pescoço. o hipotireoidismo é mais frequente em mulheres, especialmente após os 60 anos, mas pode afetar qualquer pessoa. já o hipertireoidismo também é mais comum em mulheres e pode ocorrer em qualquer idade.


O médico endocrinologista, dr. Rubens Tofolo faz uma abordagem sobre as patologias relacionadas a tireoides.


Ambas as condições podem ser diagnosticadas por meio de exames de sangue que medem os níveis de hormônios t3 e t4 livre e do hormônio estimulador da tireoide (tsh) e é necessário medir os anticorpos como anti tpo para quem tem hipotireiodismo e trab para quem tem hipertireoidismo.


O tratamento para ambas as condições é feito com medicações. no hipotireoidismo, o tratamento é permanente, enquanto no hipertireoidismo, geralmente, é possível reverter a doença com medicamentos orais. se a cura não ocorrer, pode ser necessário usar iodo radioativo ou realizar uma tireoidectomia total, que é a remoção da tireoide.


Segundo o ministério da saúde, no brasil constatou-se que 15% da população acima de 45 anos sofre de problemas na tireoide e, enquanto a incidência do hipotireoidismo na população adulta masculina é de cerca de dos 3%, nas mulheres a incidência aumenta para 15%.

Comentários