A dissertação de mestrado produzido pela professora e coordenadora do curso de Pedagogia da Unama, Ingrid Cruz, com a ajuda do orientador de mestrado, João Colares, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), fala sobre as pedagogias decoloniais da militância em uma Associação Universitária de alunos quilombolas da Universidade Federal do Pará (UFPA)
Autor: / Publicado em: sexta-feira , 03/05/2024 - 02:55
De um modo geral, a população precisa entender o movimento sobre as denúncias de violência que os povos marginalizados passam na sociedade. Quem afirma isso é a coordenadora do curso de pedagogia da Unama, campus Ananindeua, e doutoranda em educação pela UFPA, Ingrid Cruz. Ela ressalta que as pedagogias decolonias são saberes construídos a partir das experiências de lutas e resistências dos povos indigenas, dos povos quilombolas, negros, pessoas com defeiciência e mulheres da américa latina. A professora explica também qual foi o foco da pesquisa do artigo. A pesquisadora diz sobre a importância de trazer visibilidade aos universitários quilombolas da UFPA. O artigo da professora e mestra, Ingrid Cruz, sobre as pedagogias decoloniais da militância em uma Associação Universitária de alunos quilombolas da UFPA, durou cerca de 6 meses. Na proposta de trabalho, a professora procurou dialogar e entrevistar os estudantes quilombolas na busca de conhecer e ir atrás da cultura e saberes a partir dos princípios deles. Confira:
Reportagem de Gaby Nogueira, aluna de Jornalismo da Unama, com supervisão de Érica Castro
Publicado por Redação
Foto: Divulgação
Comentários